HORÓSCOPO

PREVISÕES DIÁRIAS


PARA 02/06/15


Áries (21 mar. a 20 abr.)

Semana começa com tudo novo: mês novo, Lua cheia mudando o foco do imediato para o mais distante, e Júpiter expandindo sua autoconfiança. Filhos são motivo de orgulho, a intuição vai cada vez melhor, você enxerga longe.

Touro (21 abr. a 20 mai.)

A mudança lunar de hoje abre o mês com um toque certeiro para você: seja mais flexível para superar as dívidas contraídas. Adote posturas menos rígidas e dará conta do desafio de zerar as pendências. Você está mudando, siga com a vida.

Gêmeos (21 mai. a 20 jun.)

Junho começou e a promessa das festas juninas embala sua imaginação. E logo hoje acontece a cheia lunar, com suas polarizações emocionais. O foco são os relacionamentos; por uma semana, questione-se: com quem você está andando?

Câncer (21 jun. a 21 jul.)

O mês começa com um pontapé firme na área da saúde ? resta a você correr atrás do tempo perdido e acertar o gol. Como Mercúrio não ajuda muito até dia 11, confira tudo direitinho. Cuide da sua saúde pra valer a partir de agora.

Leão (22 jul. a 22 ago.)

A primeira semana de junho já começa bem pra você. Com a cheia lunar em Sagitário, a ênfase no entusiasmo, na fé e no futuro estão maiores. Capaz de superar seus próprios limites, concentre-se em alvos importantes agora.

Virgem (23 ago. a 22 set.)

Depois de passar um mês cuidando da vida externa, da profissão, carreira, das aparências, tudo muda hoje! Ou pelo menos, quase tudo. A Lua cheia em Sagitário recoloca no primeiro plano a vida privada e os sonhos. Retome-os.

Libra (23 set. a 22 out.)

Entre em junho com o pé direito olhando com atenção a sua volta ? hoje é dia de mudança lunar, e esta enfatiza as relações com o meio imediato, as comunicações, os irmãos, vizinhos, primos, as viagens curtas, os estudos. Tudo segue por aí.

Escorpião (23 out. a 21 nov.)

Como fazer seu dinheiro render mais? Eis a questão que a Lua cheia em Sagitário propõe a você logo de cara, abrindo junho. Se maio foi um mês de vacas magras, este exigirá lances mais ousados para driblar a crise. Aprenda, e seja flexível nisso.

Sagitário (22 nov. a 21 dez.)

É no seu signo que acontece a Lua cheia! Quer jeito mais bacana de começar o mês das festas juninas do que reservar um dia todinho pra se cuidar? Dê-se de presente um vale-SPA, fuja da rotina, respire fundo o ar amplo da natureza.

Capricórnio (22 dez. a 20 jan.)

Pra você nunca falta conexão com o mundo concreto. Mas as vezes a sintonia com esferas mais sutis, menos obvias, do espirito ou da psique, ficam esquecidas. Hoje é propício para retomar com fé e entusiasmo tudo isso.

Aquário (21 jan. a 19 fev.)

A semana começa super empolgante com a cheia lunar, que tira você da solidão! Em Sagitário, signo das viagens, dos amigos e da visão que clareia distancias, a mudança lunar propõe tudo isto junto e misturado, para sua alegria!

Peixes (20 fev. a 20 mar.)

Focalizar seus alvos mais caros, importante e urgentes vai ser mais fácil neste início de junho. Abrangente, intuitivo e mais flexível, encontrará caminhos mais largos para realizar o que sonha. Pense grande que a Lua cheia ajudará!





 

Áries:

Um Jeito de Ser
Áries simboliza os inícios. É o primeiro signo que inaugura a ronda do Sol através do zodíaco fixo celeste. Símbolo do Cordeiro de Deus, do Menino-Deus do cristianismo, representa o frescor, a integridade e a espontaneidade.
Áries quer fertilizar e manifestar sua força de maneira visível. Aprendendo a ajustar-se às pressões e à presença do mundo, pode chegar a realizar muito do que deseja, principalmente se cultivar a persistência e um certo espírito distanciado, pelo menos de vez em quando.
Áries lidera as pessoas naturalmente, mas não porque deseje ser líder, mas sim porque quer o poder para fazer as coisas sem que ninguém faça cobranças. O que significa que Áries aguenta bem a solidão da impopularidade e não precisa de tanto reforço social ou aprovação quanto outros signos. Assim, torna-se o protótipo do herói de qualquer época, que segue sua trilha solitária e pioneira mesmo sob a descrença ou a vaia dos outros.
A qualidade do Fogo, que anima o Áries, fala muito alto. Não há muita preocupação em saber se a ação é razoável, prudente, prática ou até mesmo eficaz. O urgente é agir. Áries gasta mais energia do que recebe. Lida muito mal com hipocrisias e mentiras e prefere as explosões de raiva de curta duração ao ódio temperado em banho maria anos a fio.
Ficha Técnica
Qualidade
Quente e Seco (Fogo) - alta energia e capacidade de separar e cortar.
Natureza
ativo, masculino, diurno, ímpar.
Polaridade
positiva
Regente
Marte
Cores
branca e vermelha
Corpo
cérebro e funções vitais comandadas por ele
Palavras-chave
Verdade, Impulso Vital, Ação, Energia, Iniciativa, Independência, Personalidade, Imposição, Luta
Planetas em Áries
Qualquer planeta neste signo opera de modo mais decidido, rápido, orientado para a satisfação do desejo e do impulso pessoal. A capacidade de ação duradoura pode ficar comprometida. Alguns planetas que são naturalmente voltados para o compromisso e a troca com as outras pessoas, como a Lua ou Vênus, podem indicar certas tensões quando estão neste signo.


 

Touro:

O trabalho no mundo

Touro representa o trabalho, o esforço de materialização do impulso vital iniciado por Áries. Segundo signo zodiacal, marca o período de consolidação da estação, como todos os outros signos fixos que se seguem.
Simbolizado pelo Touro, animal de trabalho, paciente que ara os campos e ajuda a fertilizar a terra, representa também os cinco sentidos que podem extrair valor e beleza da vida. Apegado aos hábitos, um pouco tímido, de boa paz e uma enorme capacidade de realização, é o signo de filósofos, que constróem solidamente sistemas de pensamento. Também é o signo dos artistas que tecem com as mãos a forma ideal que seu espírito concebe, sempre com a sabedoria construtora de respeito à vida. Touro é o signo de quem faz da vida uma obra de verdadeira arte, mesmo sem ser artista por profissão.
Touro ensina as pessoas a se adaptarem às circunstâncias reais, trabalhando com afinco para alterarem o que lhes desagrada. Signo de sensação, de total engajamento ou descompromisso afetivo com o mundo, é difícil encontrar alguém que tenha nascido com este signo solar e que se omita da vida e de seus problemas.
A qualidade da Terra, que anima o Touro, induz a rendição total à realidade. Nada que não implique em escolhas e valores, dos quais Touro tem um sentido muito preciso e agudo.
Ponderados, amáveis, sensíveis, de boa fé, os filhos do Touro se encolerizam com poucas coisas nesta vida. Algumas delas: a infidelidade, o descompromisso, a preguiça. Sensuais, são presas fáceis das belas aparências, antes dos trinta anos. Depois, somente se deixam enlevar por quem ou o quê possui a beleza e a harmonia internas, reais.
Acostumado às pressoes, persistente, determinado, vai o Touro seguindo seu caminho em seu passo lento, arando a terra e alimentando os outros seres vivos.
Ficha Técnica
Qualidade
Frio e Seco (Terra) - baixa energia e capacidade de separar e cortar
Natureza
passivo, feminino, noturno, par.
Polaridade
negativa
Regente
Vênus
Cores
verde e azul
Corpo
garganta, ovários, seios, voz
Palavras-chave
Estabilidade, fertilidade, amor, sentimento, arte, possessividade, cooperação, valores, escolhas.
Planetas em Touro
Qualquer planeta neste signo opera de modo lento, sensual, voltado à satisfação de desejos e necessidades bem concretas. Estabilidade e consolidação, possessividade e fertilidade são atributos deste signo que se transferem aos planetas que o transitam. Vênus e a Lua operam com força neste signo. Já a impetuosidade individualista de Marte fica um pouco amortecida em Touro.


 

Gêmeos:

O repórter do Zodíaco, Gêmeos

Gêmeos representa o momento em que o impulso vital de Áries, enraizado em uma forma fixa e perene em Touro, inicia seu processo de relacionamento com o meio ambiente imediato. Este é o primeiro signo mutável do zodíaco e representa o momento da divisão e do movimento da estabilidade representada pelo signo anterior, Touro. Gêmeos é um signo masculino e ativo, do elemento Ar, e isso significa que é relacional, voltado para a troca com as pessoas, sempre atuando de maneira a criar situações de movimento, em que possa dar livre curso à curiosidade. Gêmeos compartilha com Aquário e Virgem as únicas representações humanas de todo o Zodíaco.
É o signo que preside a versatilidade, a inquietude e a juventude, como seu regente planetário, Mercúrio, que tem asas nos pés.
A mudança no modo de pensar e a premente vontade de ir de um lugar para o outro tornam este signo o comunicador do Zodíaco, mais interessado em saber de tudo um pouco do que profundamente de uma coisa só. Portanto, não é o signo do especialista nem do sábio, que se tranca em seu laboratório. Ao contrário, Gêmeos rege as comunicações e as estradas, os estudos e a relação com os colegas, o meio ambiente imediato, todos os que trabalham com o comércio e a tradução das linguagens. A inconstância de Gêmeos nasce da sua necessidade permanente de experimentar, comunicar, trocar idéias, disseminar informações. Por isso é que o signo de Gêmeos é considerado o repórter do Zodíaco. No passado, Gêmeos era o signo relacionado com os filósofos, os gramáticos, os literatos, os matemáticos e os astrólogos - toda uma categoria de pessoas que trabalha com linguagens.
A sede de conhecimento de Gêmeos é forte e sua tendência é dispersar a atenção em muitas direções, pois é um signo de nervosismo, atividade cerebral pronunciada e indecisão. É este o signo que representa a capacidade de convencer pela palavra, sendo importante nas atividades que requerem esse poder de transformar filosofias em idéias aplicáveis. Diz-se que o eixo zodiacal do estudo e do conhecimento é o Gêmeos - Sagitário e que o primeiro é que se dedica a explicar e traduzir as intuições do segundo signo.
Gêmeos, com suas asas nos pés e seu espírito curioso, segue pela vida como uma borboleta, levando e trazendo o pólen que irá fertilizar com a contribuição de cada flor o conjunto da criação do ser humano.
Ficha Técnica
Qualidade
Quente e Úmido (Ar) - alta energia e capacidade de juntar e conectar
Natureza
ativo, masculino, diurno, ímpar
Polaridade
positiva
Regente
Mercúrio
Cores
azul e turquesa
Corpo
mãos, dedos, braços e antebraços, pulmões
Palavras-chave
mobilidade, curiosidade, versatilidade, aprendizado, destreza manual, inteligência prática, linguagens
Planetas em Gêmeos
O planeta regente deste signo é Mercúrio, que preside a troca, a linguagem e é o mensageiro entre os mundos.
Qualquer planeta neste signo se orienta para o social, é instável e tende à dualidade, adquirindo um comportamento volátil, móvel e curioso.
O planeta Júpiter, que rege o signo oposto (Sagitário) está em situação de enfraquecimento neste signo.
Por outro lado, Gêmeos é o signo de exaltação do ponto denominado Cabeça do Dragão, em função de sua própria representação intrínseca, pois significa o que precisamos aprender.


 

Câncer:

A raiz e a origem

Câncer é o quarto signo do Zodíaco, representando a força que cria a vida, a raiz que sustenta todo o nosso desenvolvimento posterior na existência. Por isso, é o signo relacionado com a mãe, a fecundidade e a Terra, que nos dá o sustento e nos acolhe. Tem a natureza conservadora e feminina, pois só assim permite a proteção e o cuidado com o embrião. Câncer é um signo de movimento, chamado cardinal, pois marca a mudança de estação do ano, como os outros três signos cardinais Áries, Libra e Capricórnio.
Receptivo e nutridor, Câncer simboliza o ventre e o útero que abriga a semente, criando condições para que ela se fortaleça e mais tarde se transforme em um organismo mais complexo. O mistério de uma semente que permanece quieta e crescendo sob a terra, (mas que guarda uma promessa de futuro para o amanhã) está contido no simbolismo de Câncer, que consegue visualizar o que ainda não aconteceu. Essa visão do invisível, esse poder de imaginar e a retenção da memória caracterizam este signo de sensibilidade, impressionável e instável nas emoções como as fases da Lua, o astro que preside Câncer.
Amor às tradições, memória do passado e intuição poderosa, voltada para a sobrevivência, são traços característicos de Câncer, o signo que representa a unidade familiar.
O animalzinho relacionado ao signo é o caranguejo, cujo casco duro esconde a natureza sensível sob uma aparência muitas vezes áspera. É um dos signos mudos do Zodíaco, ou seja, sente mas retém o que sabe, só expressando quando tem a certeza de que será bem aceito ou que não corre riscos.
Ficha Técnica
Qualidade
Frio e Úmido (Água) - baixa energia e capacidade de juntar e conectar
Natureza
passivo, feminino, noturno, par
Polaridade
negativa
Regente
Lua
Cores
cinza, pérola, branco, tonalidades leitosas
Corpo
seios e estômago
Palavras-chave
ontem e amanhã, sentimento, familiaridade, sobrevivência, receptividade, impressionabilidade, sonho, nutrição
Planetas em Câncer
Qualquer planeta neste signo adquire uma maneira de operar instável e impressionável, reativa mais do que ativa, subjetiva e emocional. A Lua é regente do signo, e quando está posicionada aí, dizemos que está forte e em domicílio.
Vênus em Câncer é uma posição que acentua as características pacíficas e artísticas deste planeta. Por outro lado, Marte - que rege a auto-afirmação e a luta - e Saturno - os limites e a objetividade - neste signo se tornam enfraquecidos, com suas funções comprometidas neste signo tão contrário às suas naturezas.


 

Leão:

O fogo da paixão

O quinto signo do Zodíaco simboliza o poder irradiante do amor que se inflama por algo ou alguém e passa então a ter o poder de purificar e iluminar. Como todo signo fixo, Leão detém o poder da estabilização do que foi engendrado em Câncer, o signo anterior.
Semelhante aos outros signos masculinos, Leão tende a agir, mais do que se submeter às condições externas. Leão é regido pelo Sol, símbolo da intuição espiritual e da criação. De elemento Fogo, o signo se caracteriza pela intuição como instrumento dominante para lidar com o mundo. Leão simboliza o fogo dentro do homem que o transforma em guerreiro, mais interessado em lutar por uma causa ou crença do que apenas observar o que acontece. Nesse sentido, Leão é um signo de compromisso, pois o Fogo a tudo penetra e transforma.
Leão simboliza o rei - inclusive dos animais, o próprio leão, que é o animal que representa este signo. A vitalidade sempre presente, a vontade do eu sobrepujando a vontade do grupo - daí a imagem do guerreiro, do herói, que se consome em uma causa, dá o exemplo de sua própria vida - pois quer educar os outros, mostrando como é possível persistir em um caminho, subjugando todo o resto em nome de uma inspiração vital.
Criativo e ambicioso, o Leão tem a força suficiente para mostrar todo o poder de sua individualidade. Ao mesmo tempo, é gregário e preza demais a família, a qual quer proteger a todo custo. Por ser um centro irradiador de coragem e fé, facilmente se torna o centro das atenções. Possui o magnetismo animal que encanta a todos. O Leão é o signo do coração generoso, que busca agir com honradez mas que pode ser bastante despótico e autoritário quando contrariado.
Suas paixões ardentes possuem mais estabilidade do que se imagina, pois Leão preza o romantismo mas também busca a constância sentimental. Signo de artistas que procuram o brilho que sai do centro de seu coração, Leão adora também ajudar as pessoas a descobrirem seu próprio brilho interior, tornando-se por isso, excelentes professores.
Ficha Técnica
Qualidade
Quente e Seco (Fogo) - alta energia e capacidade de separar e cortar
Natureza
ativo, masculino, diurno, ímpar
Polaridade
positiva
Regente
Sol
Cores
amarelo-avermelhado, dourado, amarelo
Corpo
visão, olhos e coração
Palavras-chave
generosidade, força, vitalidade, simpatia, criatividade, domínio, determinação


 

Virgem:

A busca da perfeição

O signo de Virgem se relaciona com o aprimoramento pessoal e de tudo o que faz. Aperfeiçoar é o que interessa, e para fazer isso, o meio mais fácil é dissecar tudo, analisando cada parte do todo e criando categorias. Daí a relação de Virgem com as ciências normativas, como a zoologia, a botânica, por exemplo. O trabalho cotidiano também significa Virgem, aquele momento em que se aplica o que se aprendeu e se esforça para fazer ainda melhor. Em Virgem, somos todos aprendizes.
Insatisfeito, instável, Virgem procura fazer com perfeição até os menores detalhes do que realiza. É um signo de elemento terra: sensorial, voltado para a sensualidade, mas também bastante mental, em um sentido prático e colado à realidade da vida diária, em que é preciso ter horários para que se possa cumprir com tudo o que foi planejado.
O organizador do Zodíaco que cataloga até emoções pode ser o melhor ajudante do idealizador, aquele eu irá arranjar os meios para que um projeto realmente se constitua em algo real. Para isso, Virgem estabelece as relações com o meio em que está. É um signo de cálculo das probabilidades -com o risco o calculismo e do utilitarismo que podem aparecer quando dissonante. O trabalhador aplicado e fiel ao que planejou anteriormente chega a se exceder - o que torna mais vulnerável o seu já sensível sistema digestivo e nervoso.
As mãos tamborilam sobre a mesa, em um gesto de insatisfação ou pressa, quando diante dos muito sonhadores. São mãos de quem sabe criar as engenhocas mais incríveis e também de fazer os afagos mais precisos no corpo do ser amado. Esse é o traço do elemento terra que se sobrepõe a todos os outros. Tão ligado pode ser na realidade externa, que se esquece de dar o devido valor aos seus sentimentos e emoções, este mundo impreciso e desorganizado, caótico e perigoso que muitas vezes faz com que o sempre controlado Virgem perca a cabeça e faça grandes loucuras.
Nesse momento, sua percepção, normalmente alerta e capaz de apreender os menores sinais, se perde e se volta inteiramente para seu mundo interno, em um esforço desesperado de controlar-se. Virgem dá muito valor à mente e à racionalidade e evita mostrar o que sente pelas pessoas - acha que é melhor continuar se controlando e tentando melhorar os outros, com seus comentários e apartes sensatos e críticos, nem sempre bem recebidos.
Engenhoso, disciplinado, parcimonioso, Virgem se adapta ás condições, encontra meios para realizar sua tarefa - nos campos de sua preferência: planejamento, catalogação, medicina, veterinária, por exemplo. A perfeição deve existir também no aspecto físico - Virgem é o signo eu rege a dieta purificadora, a alimentação natural, perseguida com afã intenso e até uma certa intolerância para quem leva a vida em esquemas mais desorganizados. A crítica de si mesmo e dos outros é muito grande, porque é preciso sempre aprimorar!
Seu elemento é a Terra, sua pedra é a turmalina verde, o jaspe e o quartzo esfumado, seu metal é o mercúrio, sua cor é o alaranjado. Astro regente: Mercúrio.
Ficha Técnica
Qualidade
Frio e Seco (Terra) - baixa energia e capacidade para separar e delimitar
Natureza
passivo, feminino, noturno, par
Polaridade
negativo
Regente
Mercúrio
Cores
laranja, azul raiado com tons alaranjados
Corpo
intestino delgado
Palavras-chave
crítica, observação, catalogação, purificação, aprimoramento, perfeição, praticidade, organização, humildade, serialização.
Planetas em Virgem
O planeta regente deste signo é Mercúrio noturno, que preside a comunicação entre as partes que compõem um todo maior, o mensageiro entre os mundos. Qualquer planeta neste signo se orienta para a praticidade, a crítica, sendo instável, mental e adaptativo, curioso e insatisfeito, controlado e sensorial. Júpiter que representa a visão de conjunto está em detrimento neste signo e Vênus está em queda em Virgem.



 

Libra:

Relações públicas do Zodíaco

Diplomata, jovial, simpático, Libra pensa que o mundo deve ser um local harmonioso e agradável. Na astrologia, é o primeiro dos signos acima do horizonte, que inaugura a relação da pessoa com o mundo externo. Ir ao encontro de seus pares, aprender a conviver com quem é diferente, eis o lema da Libra, signo que marca também o início da primavera no hemisfério sul.
Libra é um dos quatro signos cardinais que sinalizam início das estações, quando elas mudam, daí seu caráter apressado e ágil, que adora a vida urbana trepidante - pelo menos durante a primeira metade da vida -, com bastante movimento porque foge da mesmice e do tédio, que o entristece.
Voltado para a associação e à cooperação, contando com um faro incrível que lhe permite encontrar o mínimo divisor comum entre os pontos de vista mais divergentes, Libra tem também uma grande preocupação com a comunidade, e é capaz de batalhar pela justiça, sendo um ótimo árbitro. Tão preocupado está em acertar uma avaliação correta, um julgamento adequado, que naturalmente acaba hesitando entre muitas opções de vida. Mas é o ritmo, importante para criar harmonia e equilíbrio, que é seu território real. Isso torna Libra um mestre das artes de convivência, mas também um artista, que pode desenvolver em algum momento da vida, seus dotes criativos na música e nas artes plásticas buscando sempre o refinamento estético, a sutileza e a imagem de seu tempo.
Algumas vezes, além da hesitação, Libra termina convivendo com pessoas e grupos sociais que nem sempre prova, pois para ele é muito importante conhecer muita gente - adora o glamour da fama - e ser bem relacionado. Libra sabe desde que nasceu que nenhum homem é uma ilha - e leva essa crença até as últimas conseqüências. Quando contrariado ou frustrado, sua tendência é refletir, pensar muito, muitas vezes às custas de suas emoções - que ficam guardadas e podem se transformar em problemas renais ou na coluna vertebral.
Libra tem horror de destemperos emocionais, é um signo de racionalidade que não entende muito bem as subjetividades e tende a privilegiar A Relação mais até do que os participantes da mesma. Em nome disso, acaba aceitando o que não tem de aceitar, e depois se arrepende. Principalmente no amor, Libra precisa de compatibilidade mental e semelhança de valores para ser feliz. Ele procura acima de tudo justiça e equilíbrio nas relações.
Sensível às aparências, pode se enganar com um belo rosto e boas maneiras, um comportamento cosmopolita e um certo verniz cultural, que acende a sua imaginação para os bons momentos que poderão ser vividos em grupo.
Ficha Técnica
Qualidade
Quente e Úmido (Ar) - alta energia e capacidade de juntar e conectar
Natureza
ativo, masculino, diurno, ímpar
Polaridade
positiva
Regente
Vênus
Cores
azul -esverdeado, azul-pavão, verde-mar
Corpo
rins e a bacia
Palavras-chave
sociabilidade, justiça, razão, arte, comunicação, relacionamento, refinamento, equilíbrio, harmonia, caminho do meio, meio-termo
Planetas em Libra
O planeta regente deste signo é Vênus, que preside a arte, a relação, o amor, o compromisso e os valores. Qualquer planeta neste signo se orienta para o social, é estável e tende à negociação e arbitragem, manifestando-se de maneira rápida, exteriorizada, relacional. O Sol ( que rege Leão) e o planeta Marte (que rege o signo oposto, Áries) se enfraquecem neste signo, que privilegia a cooperação muito mais do que a afirmação da individualidade e a força pessoal. Por outro lado, Libra é o signo de exaltação (onde está mais forte) de Saturno, pois é o planeta das estruturas e dos limites.



 

Escorpião:

A transformação radical

Signo da intensidade, da profundidade e da luta pela sobrevivência, Escorpião é o investigador do zodíaco. Nada lhe passa desapercebido, e onde temos este signo, ali mergulhamos fundo em um processo intenso de mudança e transformação, mesmo que seja ao custo de podar muita coisa - e só ficar com o essencial. Signo do elemento água,é fixo, isto é, seu papel é consolidar e estabilizar recursos, sejam materiais ou espirituais. Grande administrador nato, dono de um olhar de lince, teimoso e determinado, Escorpião é um guerreiro que procura o jeito mais certeiro de chegar até seus objetivos - e ás vezes se torna cruel e manipulador para alcançá-los. Ninguém jamais é o mesmo depois que cruza o caminho do Escorpião, cuja função no mundo é transformar, nem que seja cutucando...
Escorpião busca um propósito além do visível, nem que seja pelo alto preço. Descontente, atormentado, o elemento água aqui se conecta com todas as linguagens invisíveis aos menos atentos: grande ledor de almas, de posturas corporais, Escorpião é o cirurgião que tem o instinto voltado para erradicar o anacrônico, o apodrecido e o inútil. E faz isso em qualquer campo em que esteja: na vida familiar, sentimental, profissional... Não é preciso esconder nada dele, pois a mera intenção de fazer isso já é sentida corporalmente pelo Escorpião. Reagindo com seu instinto a todo tipo de ameaça a seus planos ou objetivos, o Escorpião avança, muitas vezes em silencio, controlando suas expressões e sonhos, para mais tarde descansar. Desconfiado - conhece todos os males que afligem a alma humana - torna-se amargo, um pouco melancólico quando percebe até onde pode ir a fraude, a hipocrisia e a dispersão, que detesta.
É um signo magnético, de força animal, ligado em sexo, dinheiro e poder - os três grandes temas que movimentam a humanidade desde sempre. Nesses três campos, dá lições a todos e brilha no escuro, lá onde a tormenta se instalou, para apontar o caminho que resgatará a dignidade e a sobrevivência. Chega a ser autoritário nesse seu esporte preferido de alcançar o poder, mas jamais mesquinho.
No amor, é apaixonado, se entrega de corpo e alma, segue até o inferno com o ser amado, é possessivo, leal e crítico de si mesmo e do outro. A fidelidade é algo que ele conquista aos poucos - e a traição jamais é esquecida. A tradição astrológica sempre diz que o pior inimigo que se pode ter é um Escorpião, pois ele aguarda anos a fio até dar o bote e aniquilar quem traiu a sua confiança.
Por estas qualidades - e defeitos - Escorpião é amado ou detestado, temido e tolerado, porque se faz imprescindível, e obriga seus rivais a "engolirem" sua presença, mesmo quando não desejam, por que sabe administrar crises como ninguém. E acaba por ser respeitado, enfim. Detetive por natureza, soma a isso uma extrema sagacidade, que o faz descobrir talentos ocultos em quase todo mundo, mas que se torna um pouco assustadora e pesada quando está triste, ferido ou desanimado. A procriação e seus filhotes são algo sagrado para signo, que se maravilha com seus filhos a ponto de parecer ingênuo - mas é capaz de destruir qualquer ameaça a eles, nem que seja ele mesmo.
Ficha Técnica
Qualidade
Frio e Úmido (Ar) - energia baixa e grande capacidade de juntar e conectar
Natureza
passivo, feminino, noturno, par
Polaridade
negativo
Regente
Marte, tradicionalmente, Plutão modernamente
Cores
vermelho-sangue, vermelho-arroxeado, roxo e negro
Corpo
sistema excretor e reprodutivo
Palavras-chave
auto-controle, determinação, paixão, sexo, poder, regeneração, transformação, posse, ciúme, magnetismo, carisma
Planetas em Escorpião
O planeta regente deste signo é Marte, tradicionalmente, que preside a guerra, o corte, a luta e a coragem, a individualidade. Qualquer planeta neste signo se orienta para a transformação e a regeneração, o essencial, é estável e determinado, rancoroso, ciumento e possessivo até.
Vênus e Lua, dois astros de natureza cooperativa e suave, essencialmente oposta à qualidade básica de Escorpião, se enfraquecem bastante nesse signo.


 

Sagitário:

À procura de um sentido

Sagitário é o nono signo do Zodíaco, sociável, exploratório e interessado em captar alvos que estimulem o movimento no mundo externo. Como é também um signo de qualidade mutável, sua função é disseminar - no caso a transformação realizada no signo anterior, Escorpião - e adaptar as mudanças com versatilidade e compreensão pelas diferenças existentes nos vários grupos humanos. Para adaptar as verdades relativas, ele busca outras paisagens, pois necessita descobrir o que é comum e verdadeiro para muitos agrupamentos e não apenas a alguns. È um signo que produz pessoas com grande potencial para filosofia, justiça e antropologia. Por ser um divulgador e explorador nato, o Sagitário tem como símbolo a flecha que procura um sentido que será divulgado, ampliando assim a percepção alheia, resgatando princípios universais e superando a visão tacanha da vida.
Signo de elemento Fogo é movido pela inspiração e pela intuição. Por isso, dizemos que Sagitário coloca sua inspiração a serviço de grandes causas sociais, em busca de um sentido que faça as pessoas reunirem-se e expandirem sua vida. O Sagitário tem o espírito de um geógrafo, que descobre novas paisagens - naturais ou imateriais - integrando-as para a melhoria da sociedade. Entre as profissões, encontramos, portanto, muitos adeptos das aventuras e descobertas, das explorações, e também muitos publicitários, editores. Signo de comunicação, o Sagitário ensina o que sabe - mesmo que nem sempre cumpra em sua própria vida os ensinamentos que espalha em suas andanças pelo mundo.
Sagitário é representado pela figura de um centauro, o que aponta para a qualidade humana e animal que tem dentro de si, em perpétua contradição, que afinal de contas é o que o move na vida. Ao ceder aos desejos que animam seu jeito de viver, entusiasta e positivo, pode se exceder. Dá livre curso a suas vontades, beirando o excesso, pois quer experimentar e explorar o que for possível desta vida. Instável, prefere a mudança, a variedade - o que complica as relações mais duradouras. Seu lado animal pende para a satisfação imediata e positiva dos desejos sensuais, enquanto seu lado humano procura entender essas contradições, podendo encontrar um sentido mais amplo e superar as próprias limitações e desejos descompassados através de uma prática espiritual que o leve à moderação.
Contudo, o Sagitário convive e cria em meio a esta dialética que é representada pelo centauro-chefe, Quíron, o mestre-filósofo que tentava curar também as dores alheias tratando de sua ferida incurável. Sagitário irá testar o sentido de vida de qualquer um que cruzar seu caminho. Mas irá agir com generosidade e alegria, compreendendo a natureza humana como ninguém, dono de uma grande capacidade de perdoar - a si e aos outros - que beira a temeridade! Para este signo que luta pelos fracos e oprimidos, a justiça precisa ser cumprida - através da lei, porque não é de acometer contra o "status quo", preferindo o caminho da convenção ao da revolução. Gosta de fazer justiça com seu exemplo e seu julgamento e é adepto das competições esportivas como forma de educar a juventude, sendo ele próprio muitas vezes um entusiasta e praticante de esportes gregários, onde o mais importante é competir respeitando as regras do jogo, do que se sobressair como um herói.
Seu planeta regente é Júpiter, o maior planeta do sistema solar, representando por este simbolismo natural sua grandeza, seu natural dom para ampliar e fazer crescer o que toca. Às vezes, prefere ocultar suas dúvidas aos olhos dos outros, curtindo seu desanimo com a mesquinharia humana em retiro. Por ser um signo que rege o sentido amplo da vida, e a busca por isso acarreta em alguns momentos a melancolia - o sentido escapa e chega a depressão. O fígado, relacionado ao sentido da vida, é regido por Júpiter, sendo o órgão de Sagitário, assim como as coxas e o fêmur. A natureza restaura seu organismo forte, às vezes pressionado pelos excessos de uma vida agitada ou desregrada. Mas Sagitário tem fé para dar e vender e acredita que existe uma luz no final do túnel.
Seu elemento é o Fogo, sua pedra é o berilo e o quartzo verde, seu metal é o estanho. Astro regente: Júpiter.
Ficha Técnica
Qualidade
Quente e Seco (Fogo) - alta energia e capacidade para separar e delimitar
Natureza
ativo, masculino, diurno, ímpar
Polaridade
positivo
Regente
Júpiter
Cores
azul-real, azul-arroxeado, verde-azulado profundo. Alguns atribuem também o carmim e o escarlate - a cor do manto dos cardeais, com analogia à religião e lei
Corpo
fígado, fêmur, coxas
Palavras-chave
exploração, fé, divulgação, versatilidade, sociabilidade, otimismo, espiritualidade, aventura, julgamento e misericórdia
Planetas em Sagitário
O planeta regente deste signo é Júpiter diurno, que preside a expansão e a síntese, em oposição ao poder de análise de Mercúrio, que rege o signo oposto, Gêmeos. Qualquer planeta neste signo se orienta para o alargamento, a extroversão, a ampliação. Os planetas adquirem mais versatilidade, mas também inconstância, adotando uma postura mais generosa e impulsiva. A Cauda do Dragão está em exaltação em Sagitário, enquanto Mercúrio está em queda.


 

Capricórnio:

Testemunha do passado e construtor do presente

Capricórnio inaugura a estação do verão no hemisfério sul. Signo Cardinal, governa o tempo e os grandes projetos. Décimo signo do zodíaco, o Capricórnio simboliza a disciplina a serviço do projeto que sirva o bem coletivo, devotado às relações humanas.
Capricórnio deseja realizar obras para a posteridade, coloca sua organização a serviço da sociedade, exercendo grande controle sobre as paixões e sentimentos pessoais. Parece mais paciente e frio do que na realidade é. Signo de obrigações, deveres, costuma esconder o lado sensual e arcaico. A cabra-peixe, animal fabuloso, é seu símbolo, que tem ligação com as águas do sentimento ancestral. Isto é, por trás da tenacidade de um cabrito, que cava a terra buscando alimento em terreno árido e resiste às situações mais árduas, existe um animal que anseia pela divagação, perda de limites.
Capricórnio parece tranqüilo, mas é movido por paixões e desejos como qualquer um. É na arte que Capricórnio mostra esse lado, assim como no humor. Sensual, pois é signo de elemento terra, sua tarefa é melhorar as estruturas existentes. Capricórnio resiste às frustrações, se submete às condições inóspitas para realizar um plano ambicioso de longo prazo e deseja ter o reconhecimento social de seus méritos. Seu jeito leal e determinado, seu temperamento confiável, sério e responsável, mostra segurança no que faz. Observador, Capricórnio despreza a bajulação e o servilismo e não cede ao seu orgulho ferido.
Capricórnio rege os joelhos, mostrando sua analogia com a obediência a uma lei maior, ainda que invisível, que move profundamente o signo. Os ossos e a coluna vertebral - estrutura do corpo humano - está sob governo de Capricórnio, pois é ele que cria e mantém a estrutura que sustenta outras, assim como a coluna nos mantém na posição vertical.
Signo dos que governam, dos que projetam a administração pública, donos de um sangue-frio próprio dos estrategistas políticos, o Capricórnio está sempre no alto de uma montanha altíssima, de onde olha o mundo e sua feira de vaidades, que no fundo despreza. Seu temperamento retirado e solitário se dá bem nas profissões de pesquisa histórica e arqueológica, bem como em todas as disciplinas que lidam com o tempo e a administração política, já que são engenheiros do tempo. Em qualquer campo, Capricórnio tende a se destacar por seu nível de excelência em sua área, mesmo pagando o preço da diminuição do lazer.
No amor, Capricórnio é cauteloso, mas muito sensual, teme quem se aproxima, mas almeja alguém fiel e constante, pois não deseja perder o que conquistou. Abre-se devagar, se expressa em um ambiente de confiança e se torna vingativo ou gelado quando enganado em seus princípios. Como despreza o lado mais leve e divertido do amor e da relação, necessita de pessoas imaginativas, engraçadas e que o ajudem a se soltar.
Seu planeta regente é Saturno, o planeta dos anéis, representando por este simbolismo natural sua qualidade de senhor dos limites, seu dom natural para estabelecer formas claramente delimitadas. Por ser um signo que rege o tempo, o frio, a distancia, está ligado à ossatura, à pele, que mostra os sinais de envelhecimento. Seu elemento é a Terra, sua pedra é a ágata, o ônix, o diamante, o jaspe e todas as pedras marrons e negras, seu metal é o chumbo, sua cor é o marrom e o negro.
Ficha Técnica
Qualidade
Frio e Seco (Terra) - baixa energia e capacidade para separar e delimitar
Natureza
passivo, feminino, noturno, par
Polaridade
negativo
Regente
Saturno
Cores
marrom e negro
Corpo
coluna vertebral, dentes, cartilagens, ossatura, ouvido esquerdo, pele
Palavras-chave
ascese, disciplina, organização, determinação, resistência, estratégia, dever, concentração, tempo, eternidade, independência, realismo, maestria
Planetas em Capricórnio
O planeta regente deste signo é Saturno noturno, que preside a cristalização e a delimitação,a razão e a reflexão, em oposição à Lua, que rege o signo oposto Câncer e ao Sol, que rege o outro signo oposto, Leão, já que Saturno rege também Aquário, seu domicílio diurno. Qualquer planeta no signo de Capricórnio manifesta constrição, disciplina, discrição, racionalidade e introversão; não arremete contra as circunstancias a não ser depois de longo tempo concentrando forças, e atinge diretamente o alvo. Daí ser Capricórnio o signo em que Marte, o planeta que rege o trabalho e a guerra, se encontra mais dignificado. Os planetas adquirem mais frieza na ação, implacabilidade, rapidez em sua maneira de agir depois que a decisão foi tomada, adotando uma postura cautelosa e independente. A Lua se encontra enfraquecida neste signo de estratégia, realismo, senso prático e pouco romantismo.



 

Aquário:

Antena do futuro que irradia a mudança

Este é o último signo fixo da seqüência zodiacal, e sua função é distribuir, de forma racional, o que foi criado pela força realizadora do Capricórnio.
Como signo fixo que é, sua função é estabilizar e enraizar o que foi iniciado em Capricórnio, um signo de grandes inícios. Para isso, inventará os meios necessários, valendo-se da produção em série, da moda e de ideologias reformadoras.
Seu raciocínio agudo e penetrante faz com que se torne presença indispensável onde a vida precisa acontecer com ousadia. Aquário capta tudo com extrema rapidez, antevendo o que ainda não foi criado.
Para inventar, é cioso de sua mente, aberta ao novo. Racional, mental, age pensando na coletividade, mais do que em contatos pessoais. Impessoal, preserva sua liberdade a todo custo, fugindo de compromissos estreitos demais ou que ele sinta invadir sua privacidade. Oposto ao signo de Leão, Aquário aspira o poder compartilhado, permanece um solitário que antevê o futuro, desvendando incógnitas e preocupando-se com o que virá.
Aberto às inovações, nem sempre Aquário é fácil de mudar de ponto-de-vista. Iconoclasta, afeito a destruir "ídolos de pés de barro", Aquário pode arremeter com teimosia e frieza contra quem espera controla-lo. Aquário inventor tem como mito principal Prometeu, o semideus que roubou o fogo dos deuses para ofertá-lo aos seres humanos, inaugurando assim a era da civilização.
Inclinado a incorporar as novidades tecnológicas que libertem o ser humano da prisão das estruturas, amante da humanidade, volta-se ao futuro das relações humanas, deseja experimentar novas formas de relacionamento. Muitas vezes, às custas de sua emoção e da intimidade emocional que poderia criar com outras pessoas.
No amor, Aquário precisa de espaço vital maior do que os outros signos do Zodíaco. Ama e concebe a vida com a cabeça, inspirando-se em idéias que troca com o ambiente. Errático, imprevisível, distancia-se emocionalmente parta se proteger, mas preserva a atitude pacífica, a não ser quando francamente provocado por alguém poderoso e autoritário. Sua natureza racional tende a crer no que pode compreender tudo pelo lado mental e busca razões até para suas emoções.
Informal, trata todo mundo da mesma maneira e assim pretende ser tratado. Com seu poderoso manejo da razão, irá convencer a todos de suas crenças - mas não aceita bem as controvérsias, pois, no escuro de sua sombra está Leão, o mais autoritário e "mandão" de todos os signos do Zodíaco. Quando cerceado em sua liberdade, pode se tornar errático e autoritário.
Aquário precisa aprender muito com o relacionamento humano, inclusive a respeitar as emoções alheias sem tratá-las como algo primitivo ou atrasado. No sexo, só se animam de verdade quando percebem ter identidade intelectual com o parceiro.
Capazes de grande fidelidade e devotamento detestam ver sua vida privada alvo de bisbilhotice ou fofoca. Aventuras românticas, surpresas e novidades deve fazer parte de sua agenda afetiva se pretende manter uma relação estável por muito tempo. Na saúde, Aquário rege o sistema nervoso periférico e os tornozelos. Um estilo de vida muito agitado e estressante retira e esvazia a vitalidade do Aquário, um signo de saúde delicada e sensível.
Seu elemento é o Ar, sua pedra é o quartzo azul e as pedras azuladas, mas também o ônix e o diamante; seu metal é o chumbo e o urânio se diz estar associado a ele também, sua cor é o azul-céu e o negro-azulado. Astro regente: Saturno (clássico) e Urano (moderno).
Ficha Técnica
Qualidade
Quente e Úmido (Ar) - alta energia e grande capacidade para juntar e conectar
Natureza
ativo, masculino, diurno, ímpar
Polaridade
positivo
Regente
Saturno (tradicional) e Urano (moderno)
Cores
azul escuro, índigo e negro
Corpo
tornozelos, sistema nervoso, sistema circulatório periférico
Palavras-chave
futuro, visão, liberdade, ousadia, romance, solidão, experiência, racionalidade, coletividade, serialização, distanciamento emocional
Planetas em Aquário
O planeta regente deste signo é Saturno diurno, tradicionalmente, pois preside a reflexão, a sabedoria nascida da experiência do passado a serviço do futuro. Também simboliza a razão em oposição ao Sol, símbolo do espírito intuitivo e que rege o signo oposto Leão. Qualquer planeta no signo de Aquário se manifesta com engenhosidade, imprevisibilidade e racionalidade, tendendo a socializar e trocar informações a respeito. Os planetas adquirem frieza na ação, implacabilidade. Surpresa, trauma e choque são seus modos de atuar.


 

Peixes:

"Navegar é preciso"

Um ciclo se encerra - algo se extingue ao mesmo tempo em que se pressente o nascimento de algo novo. O navio que singra os mares vastos é símbolo também desse signo, o último da série do zodíaco. É preciso partir, embora não se possa enxergar com clareza o rumo a ser seguido. Não faz mal: os Peixes sempre sabem para onde se deve navegar. È este o signo que escuta os rumores do infinito, que segue o pressentimento, chegando humilde no porto -e sem fazer alarde, dá exemplo de grande misericórdia. Nesse navio, sempre cabe mais um, porque todos podem ser salvos, aliás, todos serão salvos.
O tema da salvação e da perdição, a figura do santo e do louco, ambos fazem parte do simbolismo de Peixes, que está sempre na fronteira de dois mundos. Aqui, se aprende que tudo termina no mar - o oceano recebe todas as águas, todos os detritos da civilização também. Sem julgar, ele recebe o que já útil, tragando em suas águas as memórias de centenas de histórias extintas. Para cumprir essa tarefa de extrema compaixão por todas as formas de vida, Peixes é maleável, versátil.
É um signo mutável, realmente. Segue com os ventos, que empurram as velas do navio. Isso Talvez seja esse o mistério que Peixes evoca por onde passa. Mas ele não fala, apenas acolhe, mistura todas as pessoas na festa e ela vira um sucesso. Antenado no infinito ele sabe presentear como ninguém - com seu ar distraído, pisando as estrelas, vai captando o que é impalpável, o que não se exibe com clareza - e depois, surge com o presente que fala direto ao coração de alguém. Mas exatamente por esta capacidade, peixes carrega, vez por outra, os detritos da humanidade, na forma de sentimentos e emoções alheias que vão se juntando ao seu sentimento.
Por vezes, a carga deste mundo é tão pesada que ele entende o que Cristo (cujo símbolo era um peixes, aliás), queria dizer quando falava "meu reino não é deste mundo". O reino de Peixes é o da arte, da música, da poesia, dos espaços siderais também. Viajante eterno, andarilho dos caminhos santos, pescador de almas perdidas, parece ter uma conexão direta com o reino imaterial, com as impressões e imagens. Daí usa a sua maravilhosa imaginação e seu enorme poder de sentir os espaços.
Em Peixes, tudo é grande, vasto, infinito. Tanto que, no reino animal o signo rege as baleias e os grandes seres do oceano, assim como os elefantes, que caminham sobre a terra. No desespero, Peixes se perde, já não sabe mais o caminho - desconhece quem é, se desintegra nas mil dores da humanidade e de toda a criação. Alma sensível, sabedoria inata, não quer convencer ninguém, talvez porque entenda tudo.
No fundo, perdoa a todos - e se não fizer um esforço para discriminar muito bem o que vive, acaba se fazendo mal. Peixes tende ao escapismo, pois como este não é bem seu mundo, ou tem dificuldade em encontrar um lugar claro para si nas esferas ordenadas da sociedade, termina muitas vezes optando por doar sua simpatia e amor ao que nada tem. É no hospital, no orfanato, no asilo que o Peixes está presente, fazendo as vezes de anunciador de um novo ciclo, barqueiro que ajuda a alcançar uma outra margem do rio.
Com os olhos no horizonte largo, os Peixes se destacam nas profissões relacionadas com as relações exteriores, com o comércio de longo alcance, e falam pela música, dança e pela poesia. Os Peixes também estão nos laboratórios de física, estudando os segundos iniciais da criação do universo. Cosmologia é seu tema natural. Alguns se voltam para a fé, outros para a física. Ambos convergem para o mistério do espaço. E por ele, fazem mágica - não se importam em terminar nada, porque sua função é esboçar, anunciar, delinear - outros virão no futuro para dar forma acabada ao que anunciaram.
Ao generoso Peixes, só cabe anunciar o sentido ou perguntar-se sobre ele.
Toda essa mistura de fantasia, pressentimento, docilidade e sabedoria termina compondo um ser atraente e misterioso. Romântico como ele só, cheio de lirismo, envolve quem ama com mil pequenas surpresas - e muitas vezes escolhe mal seu parceiro, para depois sofrer - Peixes tem uma pequena queda para o sofrimento.
No amor, usa e abusa de seu poder de descobrir o que não é revelado - mas não para controlar, mas para ter um encontro de alma mais profundo e completo. Por ser instável como o oceano, curioso e explorador, pode não se adaptar muito bem à vida do casamento, embora seja um dos amantes mais devotados do zodíaco.
Os Peixes regem os pés, que carregam todo o peso do corpo, limite mais humilde - e fundamental, pois são eles que nos carregam para toda parte. Sem prestar muita atenção onde coloca os pés, Peixes de tempos em tempos é lembrado de sua conexão com a terra por meio de afecções nessa parte do corpo. Aos poucos, sua alma antiga vai aprendendo que também é preciso manter os pés na terra para poder continuar anunciando o mundo que pressente. Além disso, Peixes tem relação com o sistema linfático - um dos sistemas que carrega líquidos por nosso corpo - e o centro de energia (chakra) da coroa, por onde os orientais dizem entrar a energia do universo.
Ficha Técnica
Qualidade
Frio e Úmido (Água) - baixa energia e grande capacidade para juntar e conectar
Natureza
passivo, feminino, noturno, par
Polaridade
negativo
Regente
Júpiter (tradicional) e Netuno (moderno)
Cores
azul-mar, verde-azulado, cinza-esverdeado, tons iridescentes
Corpo
pés, sistema linfático
Palavras-chave
compaixão, emoção, infinito, intuição, romantismo, altruísmo, devoção, piedade, escapismo, caos, fantasia, poesia, religiosidade, dissolução dos limites, mundo alternativo
Planetas em Peixes
O planeta regente deste signo é Júpiter noturno, tradicionalmente, pois preside a misericórdia e a compreensão que não julga nem procura avaliar com a razão, mas sim procurando a paz e o sentido de todas as experiências. Também simboliza a compreensão e aceitação sabias em oposição a Mercúrio, símbolo do raciocínio e da engenhosidade mental, que rege o signo oposto, Virgem.
Qualquer planeta no signo de Peixes se manifesta com suavidade, ampliação de espaços e intuição. Os planetas adquirem maleabilidade, suavidade, algumas vezes dispersão. Expansão e dissolução de limites são seus modos de atuar.


AGRADECIMENTOS: BARBARA ABRAMO
FOLHA.COM
mais detalhes no link: http://www1.folha.uol.com.br/horoscopo/